I ENAHT – I ENCONTRO NACIONAL DE HOMENS TRANS
DA INVISIBILIDADE À LUTA
SÃO PAULO – FEVEREIRO de 2015
Histórico
A organização política de homens trans é recente no país. As primeiras iniciativas, ainda individuais, de visibilidade política das transmasculinidades não contam, em geral, com mais de uma década de existência no Brasil. Trata-se, portanto, de um ator coletivo em processo de fortalecimento, cujas demandas são pouco conhecidas, embora se saiba da vulnerabilidade acrescida que impacta a vida das pessoas trans de modo geral.
O I ENATH é uma realização do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades, organização criada em 2013 a fim de desenvolver e monitorar pesquisas e discussões, oferecer formação política e incentivo à militância, e exercer controle social de políticas públicas para a população de homens trans. Atualmente, é a única rede nacional pautando especificamente as demandas do segmento de homens trans no Brasil. Encontra-se organizado a partir de núcleos distribuídos em 14 estados das cinco regiões do país e vincula-se à ANTRA – Associação Nacional de Travestis e Transexuais na qualidade de núcleo da entidade, a partir de deliberação do XX ENTLAIDS - Curitiba, em 2013. O Encontro tem valor histórico para o recente movimento dos homens trans e para todo o movimento LGBT em âmbito local e nacional.
Objetivos:
O I ENAHT - Encontro Nacional de Homens Trans tem por objetivos:
- o fortalecimento, o empoderamento pessoal e da organização do movimento social de homens trans no Brasil;
- levantamento de demandas e estabelecimento de estratégias de intervenção para a militância do segmento;
- acolher a assembleia de formalização jurídica e a eleição do corpo diretório do IBRAT e delineamento de suas linhas de trabalho e cronograma de atividades para o próximo biênio;
- fundação da Rede Latino Americana de Homens Trans, com a participação de homens trans ativistas de outros países da América Latina.
Encontro Nordeste de Homens Trans - UFPB 2012 |
Formação para novas lideranças do IBRAT - SP 2014 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário